Europa
Ano letivo:2012/2013
O Consumerismo
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre o consumerismo em si. Qual o seu significado, onde é mais abundante, e algumas das organizações que abordam o tema do consumerismo, temos também quais os objetivos e regras para se ser um bom consumerista.
Conceito de Consumerismo
O termo Consumerismo designa um tipo de atitude oposta ao consumismo e que se caracteriza por um consumo racional, controlado e responsável e que tem em contas as consequências económicas, sociais, culturais e ambientais do próprio acto de consumir. Este tipo de atitude tem vindo a ganhar forma através da intervenção social de diversos indivíduos, movimentos, associações e outros tipos de organizações, que entre outras actividades, defendem os interesses dos consumidores e promovem o desenvolvimento sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental.
A história do consumerismo
O maior número de referências históricas encontra-se nos Estados Unidos.
O consumerismo americano expandiu-se no decorrer do Século XX, resumindo-se em três períodos marcantes: 1. O primeiro ocorreu no início do século, motivado por: * alta de preços; * questões éticas relativas a produtos medicinais; * denúncias de más condições de trabalho e higiene nas indústrias.
Por esse motivo foram então aprovadas: a regulamentação para inspecção de carne (Meat Inspection Act), a lei de alimentos e medicamentos (Pure Food and Drug Act) e a Comissão Federal de Comércio (Federal Trading Comission). 2. O segundo ocorreu após a Grande Depressão, em razão do fortalecimento da legislação sobre alimentação e medicamentos (FDA), que, em 1938, passou a incluir cosméticos. 3. O terceiro, nos anos 60, surgiu devido a um conjunto de fatores de insatisfação na sociedade americana, que incluía o surgimento de produtos mais complexos e perigosos e o famoso escândalo da talidomida (Tranquilizante