Estresse Ocupacional
O ritmo agitado do mundo pós-moderno aliadaà globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e a intensa busca pela qualidade e produtividade faz com que os profissionais vivam cada vez mais sob contínua tensão em seu ambiente de trabalho. As tarefas quando executada em condições inadequadas tem efeito direto sobre o bem estar físico, mental e social do ser humano, bem como em seu desempenho individual, motivo pelo qual se faz necessária à identificação de fontes dos sofrimentos laborais e suas consequências.Uma dessas consequências que tem sido objeto de inúmeras pesquisas na atualidade é o stress emocional, definido como “uma reação do organismo com reações psicofisiológicas que ocorre frente a situação que o amedrontam, excitam ou o façam feliz”. Outra consequência é a síndrome de burnout, um processo iniciado com excessivos e prolongados níveis de stress e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA (6 a 8 linhas)
O ambiente de trabalho pode contribuir para o surgimento e o desenvolvimento de diversos problemas clínicos e psicológicos. Mediante o exposto, constitui-se como problema desta pesquisa, realizar um levantamento bibliográfico para aprofundar os conhecimentos e comparar os sinais e sintomas sobre as psicopatologias ocupacionais mais comuns: o stress e a síndrome de burnout.
HIPÓTESE (6 a 8 linhas)
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO ESPECÍFICO
JUSTIFICATIVA (6 a 8 linhas)
Entre os diversos resultados do mundo capitalista atual estão a busca contínua de resultados com exigência cada vez maior e prazos cada vez menores. A corrida pelo sucesso muitas vezes se depara com o surgimento, e com medo de se perder tempo, medo de fracassar, medo da opiniãoalheia, medo de ser visto como fraco, medo de ser julgado ou criticado. Outrasvezes se passa por cima dos limites, tanto do corpo quanto do emocional. Diante