Consultoria de rh
Consultor é aquele que tenta mudar uma situação sem ter controle direto sobre sua implementação. Qualquer um pode ser um consultor, seja no trabalho, seja nas coisas simples do dia a dia. O consultor em si, por mais que queira, não tem poder efetivo de ação.
A Consultoria pode ser prestada em qualquer área de conhecimento por pessoa(s) detentora(s) desse conhecimento. Geralmente, quando uma pessoa, ou grupo ou organização precisa de uma consultoria, ela procura as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como empresariais, jurídicas, econômicas, etc. A consultoria prestada por empresas especializadas,é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade.
Existem dois tipos de consultores, os externos e os internos. Os externos são autônomos, que geralmente trabalham em grupo constituindo empresas de consultoria como a RH Consultoria – UFMG e outras. Os internos são empregados de uma organização, encaixados em alguma parte da hierarquia e nas políticas dela. Muitas pessoas têm papéis de consultores dentro de uma empresa, ainda que não se considerem assim. São aquelas que atuam planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando assuntos como: Recursos Humanos; Análise Financeira; Auditoria; Análise de Sistemas; Pesquisa de Mercado; Desenvolvimento de produtos; Planejamento estratégico; Eficácia Organizacional; Segurança; Desenvolvimento de Recursos Humanos; dentre outras.
Como o consultor não tem mais poder do que o de aconselhar, o que está em jogo é a sua capacidade de influenciar e causar impacto no cliente. Para se tornar um bom consultor, é preciso ter habilidades técnicas e interpessoais, ou seja, é preciso entender o que o outro diz, ter conhecimentos para apresentar uma solução ao problema e saber transformar as idéias em palavras, pra que o outro também entenda o que for sugerido. A Consultoria de rh empenha-se em utilizar as habilidades técnicas e interpessoais com excelência,