Consultoria de rh
Alguns pressupostos devem ser devidamente considerados para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH. Em primeiro lugar, há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque, que representa a descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa.
Isto significa que os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH.
Os dirigentes setoriais, além de suas competências específicas, deverão agregar a capacidade de administrar os assuntos referentes aos interesses dos seus subordinados no que se refere à aplicação das políticas e procedimentos de RH.
Deste modo se estabelece a multidisciplinaridade dos modernos dirigentes em uma cultura organizacional pró-ativa, inovadora, adaptativa às mudanças tanto no ambiente interno da organização quanto no ambiente externo.
O segundo pressuposto que deve ser devidamente considerado para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH, é estabelecer o indispensável envolvimento e a participação ativa da alta direção da empresa para incentivar.
Outra providência preparatória à implantação da Consultoria Interna de RH é a devida revisão, atualização e consolidação das políticas, normas e procedimentos de gestão de RH para assegurar o embasamento formal correto e a uniformidade de atuação dos consultores internos junto aos seus futuros clientes
Muito bem! O nível de maturidade da cultura organizacional influi na aceitação das mudanças geradas pela consultoria interna de RH.
Parabéns! Na verdade, há o envolvimento efetivo da alta direção da empresa com o processo de