Construção de Hipóteses
É normal que, no processo de escrita de monografia, seja anteriormente, quando ainda se está na fase de elaboração de um projeto de pesquisa, ou posteriormente, busca-se a construção de hipóteses.
No entanto, esta não é uma regra, já que a hipótese da pesquisa de um tcc fundamentado em uma pesquisa de campo, por exemplo, poderia ser mais propriamente denominada como uma suposição.
Tem-se que a melhor definição para este elemento em um trabalho monografico, também denominada de suposição ou teoria, apesar de serem estes termos menos comuns, seria o de uma afirmação, que pode mesmo ser negativa, ou seja, negar o tema da monografia, mas que tem o peso de apresentar uma possibilidade, profundamente baseada no problema da pesquisa monografica.
Esta deve ser passível de confirmação ou de negação, e será a partir dela que se montará a metodologia de pesquisa apresentada no projeto de pesquisa. Há várias formas de hipóteses, sendo que uma das maiores dúvidas para os alunos, ao escrever suas monografias ou seu TCC, é não saberem escolher qual o melhor modelo hipotético, assim como definir, após a escolha, qual ou quais seriam as melhores a caber em seu trabalho.
Uma hipótese da pesquisa deve ser verificável, comprovável ou negável, mas ela não pode deixar de apresentar um caminho para a pesquisa monografica.
Geralmente, a estrutura textual de uma suposição investigativa é igual para todas as demais, ou seja, a partir do seu papel, após você aprender a escrever corretamente a delimitação hipotética uma vez, provavelmente nunca mais terá problemas para escrever outras, o que será muito útil, sem dúvida, porque você provavelmente fará uma pós-graduação lato sensu, ou um mestrado, em que usará, sem dúvida, do seu conhecimento em relação à escrita das mesmas para pedir uma bolsa de estudos, para solicitar financiamento para sua pesquisa, para escrever bons artigos cientificos, etc.
O que