Construtivismo Construcionismo E Abordagem Instrucionista
Profa. Tais Murta
Base pedagógica de um programa educativo em 1955,
Piaget (Suíço1896-1980)
intensifica o estudo e a investigação interdisciplinar, com a colaboração de pesquisadores de diversas áreas do Construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, pois é um processo em incessante construção e criação.
Papert trabalhou cinco anos com Piaget no Centro de
Epistemologia
Genética na
Suiça.
Papert (África do Sul-1928)
programação Logodesenvolvida entre 1967 e
1968, tendo como ideia
Destacam duas principal dar à criança controle sobre a mais poderosa abordagens distintas para análise de um tecnologia disponível programa A linguagem foi desenvolvida para permitir que crianças programassem a máquina, em vez de serem programadas por ela. abordagem construtivista, a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada a esses esquemas. O conhecimento, nesta perspectiva, vai sendo construído e incorporado às estruturas cognitivas solicitadas diante de situações desafiadoras e problematizadoras. Ex : jogos complexos que levam a reflexão.
abordagem instrucionista, encontra-se um programa que ensina, apresenta um raciocínio simples e, sem dúvida, é a maneira frequentemente utilizada pelos fabricantes de programas de computador. Ex: jogos com respostas certas ou erradas.
Observa-se que as teorias se apropriam umas das outras conforme esclarece abaixo:
• O Construcionismo de Pappert inclui uma abordagem educacional de aprendizagem situada e estimuladora, inserida em um diálogo permanente com o meio social, que por sua vez, são os fundamentos teóricos de Paulo Freire, e que também está baseada na cooperação e na interação com outros sujeitos, que são os fundamentos da proposta de Vygotsky.
• Na teoria Construtivista, a ideia de interação expande-se ao ser introduzido o processo e mediação, uma vez que para Piaget, a interação sujeito objeto é