conservadorismo
Vertente renovadora é vista como uma nova proposta às idéias constitutivas.(pág.201,1° parág.)
Existiam dois grupos ,havendo divergência entre eles,pois um mantinha a vertente do conservadorismo, e outro bebia das vertentes do marxismo.
A Nova Roupagem Do Conservadorismo
Trata-se de um rol de elementos que,a primeira vista, peculiarizam-na em face do passado profissional,um esforço sistemático no sentido de produzir ,organizar conhecimentos para fundar as práticas profissionais.(pág.203,1° e 2° parág.)
`` temos consciência de que o método fenomenológico não abarca toda realidade do serviço social,e por outro lado estamos convencidos de que do ponto de vista metodológico ,da ação com o cliente,e na supervisão de alunos,a única verdade está na possibilidade do serviço social segundo fenomenologia``.(carvalho,1987)(1°parág.pág:204).A citação é extraída do ``seminário de Sumaré por cinco profissionais do Rio de Janeiro que tematizando a obra do já citado Goldstein,esclarecem:colocamo-nos numa posturafenomenológica(cbciss,1986:132)(pág.204).Na entrada dos anos oitenta a perspectiva renovadora da intenção de ruptura .
É nessa conjuntura de generalização do questionamento ao tradicionalismo e consequentemente de seus valores e princípios de emersão de críticas a ele que se publica o ensaio sobre princípio da auto determinação no Serviço Social inspirado na visão fenomenológica,da profa. Ana Maria Braz Pavão(Pavão,1988).(1° parág.pág.218).
É na formulação da nova proposta que comparecem ,solidárias, a reivindicação fenomenológica e a visão personalista próprias de Almeida.O marco referencial teórico da nova proposta é uma tríade conceitual:diálogo,pessoa e transformação social,cuja articulação e implementação constituem propriamente a metodologia profissional.(1°parág.pág.
241)
A nova proposta resume-se a uma interação ativamente compartilhada por dois autores:profissional e cliente.(pág.243,1° parág.).