Consequências da Modernidade
1-Conforme discutido na primeira parte do curso, a modernidade é considerada como um fenômeno histórico, com desdobramentos em diversos campos da vida social tais como econômico, científico, cultural dentre outros. Considere esses aspectos para explicar como se deu o surgimento das Ciências Sociais em especial da sociologia. Qual sua relação com fenômenos relacionados à saúde?
No século XVIII a Europa passou por uma série de mudanças no seu cenário político, econômico e social, tendo como principal causa as revoluções burguesas, o Iluminismo e também a Revolução Industrial. Devido a estes acontecimentos a sociedade passou por mudanças significativas, que proporcionaram a criação de um cenário bem diferente do cotidiano.Todas essas mudanças se deram graças a alguns fatos, tais como, o aumento da produção, investimento em tecnologia, consolidação do processo de industrialização, êxodo rural e consequente processo de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, surgimento de um grande número de desempregados, miséria e injustiças sociais.
É verídico que a preocupação com os problemas da sociedade existiu muito antes da Revolução Industrial, entretanto, é somente no século XVIII que esta passa a existir como Ciência. Foi dentro deste contexto que surgiu a Sociologia, ciência que mesmo antes de ser considerada como tal, estimulou a reflexão da sociedade moderna, colocando como “objeto de estudo” a própria sociedade, onde seu principal objetivo é tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de experiências pessoais.
Enfim, sabemos que a Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, e atualmente notamos com frequência que os padrões de doença sofreram algumas transformações, e não são tão simples como antes, pois a definição da palavra “doença” passou a ter influência de inúmeros outros fatores. Portanto, um profissional