Resenha
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2012
Páginas: 399
A Estória deste livro passa na Inglaterra, no período pós 2° guerra mundial, onde o mundo ainda está abalado e assustado com tudo. Anny a personagem de Jogando Xadrez com os Anjos é, uma garotinha de oito anos que sofre a ausência de seus pais, que passam os dias da semana viajando a trabalho. Assim, Anny passa os dias com a empregada a senhorita Melanie... E só vê mesmo seus pais nos fins de semana, quando eles voltam para casa. A menina nunca saiu de casa e só recebe a visita da Sra. Jane, sua professora que a alfabetiza.
Seus pais tem uma profissão meio suspeita que só deve ser revelada no fim da história. Até que eles recebem uma proposta irrecusável e passa a viver em outro país. Onde acontece a grande mudança na vida de Anny. Ela passa a viver na casa da Sra. Jane. Uma casa simples e bem diferente da casa em que Anny vivera com seus pais e a empregada. Já em sua chegada a casa foi a presentada ao Sr. Hermes, esposo de Jane e lhe concedida as regras que não sabia ela, as de sobrevivência.
A Sra. Jane e o Sr. Hermes viviam sozinhos e não tinham filhos. Só recebiam a visita de uma sobrinha a Senhorita Nicole, que como sua tia também é professora.
Acolhida em um dos quartos da casa, onde suas únicas companhias era a ovelhinha de pelúcia Tiara e seu jogo de xadrez, o último presente dado por seu pai no último fim de semana que passaram juntos Anny começa a passar pelos piores momentos sua vida. Sem família, sem amigos, sem amor. Ela descobre que existe um lugar em que pode fugir da realidade: nos sonhos. E é lá que ela conhece o Reino Xadrez. Onde tudo é perfeito e onde tudo muda conforme os sentimentos da pequena menina. Os sentimentos, os desejos e a fé de Anny a levaram a viver momentos fantásticos, onde ela podia suprir um pouco a ausência dos pais que ficou ainda maior.
Diante de toda a sua inocência, meiguice e fé, Anny passa a ter