Conselho Federal de Ciências Aeronáuticas
LEONARDO DANIEL NUNES PRAZERES
MATRÍCULA: 201307380808
PROFESSOR: TELMO ROSA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CARGOS ADMINISTRATIVOS
3. CARGOS OPERACIONAIS
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõe-se a mostrar postos de trabalho relacionados com a graduação em Ciências Aeronáuticas.
No atual cenário mundial, a aviação civil comercial vem crescendo em largas proporções, tendo em vista o aumento considerável de pessoas que utilizam cada vez mais aviões e helicópteros para deslocamentos longos ou curtos. O que não podemos esquecer é que a aviação não tem somente tripulantes e mecânicos, existem muitas pessoas envolvidas nesse processo. Portanto, é importante frisar que sem um staff capacitado, as companhias tendem a crescer menos, ou até mesmo vir a falência.
Há de se investir em capacitação cada vez mais na aviação civil comercial, devendo ter mais opções de especialização e capacitação para os novos profissionais que estão por vir. O crescimento promete ser bem além das expectativas e nem todos hoje estão preparados para trabalhar efetivamente num cargo administrativo ou operacional de uma empresa aérea.
2. CARGOS ADMINISTRATIVOS
O profissional graduado em Ciências Aeronáuticas estará apto a exercer diversas funções administrativas em uma empresa aérea. Abaixo serão descritas algumas delas e suas respectivas funcionalidades.
_ Coordenador de Escala de Voo: Cargo que consiste na organização da escala de tripulantes de uma empresa, tendo sempre em mente que os mesmo não podem exceder os limites de horas e precisam ter as folgas regulamentadas pelo Código Brasileiro de Aeronáutica ( Lei N° 7.565, de 19 de Dezembro de 1986 ).
_ Coordenador de Escala: Cargo que consiste na organização da escala de todos os funcionários que trabalharem por esse regime, como por exemplo mecânicos, agentes de aeroporto, despachantes, DOV´s e etc.
_