CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU NO IRAQUE
Trata-se de decisão que tem por objetivo reafirmar a independência, soberania, unidade e integridade territorial do Iraque através da manutenção da estabilidade e segurança não só para o povo iraquiano,mas também de toda a comunidade internacional.
Visa também estimular o governo local a incentivar a democracia, a melhoria da segurança e da ordem pública assim como auxiliá-lo no combate ao terrorismo , a violência, reiterando o seu apoio ao povo , a fim de construir um país mais estável baseado no Estado de direito e no respeito aos Direitos Humanos.
Assim, ao se mapear os desafios existentes, os objetivos são proporcionar melhorias ressaltando a necessidade de a comunidade iraquiana ser inclusa nos debates políticos, desde que abstendo-se de fazer declarações que possam agravar ou gerar tensões , buscando também uma divisão mais justa de seus recursos reafirmando sempre a importância das Nações Unidas. Em particular dos Estados integram a Missão das Nações de Assistência para o Iraque ( UNAMI ) , no aconselhamento , apoio e auxílio ao mesmo.
Posto isto, decidiu-se1 por uma série de medidas, que inegavelmente não são apenas dotadas de um espírito de solidariedade internacional,mas que também contribuirão para diminuir as tensões político-sociais existentes .
No entanto, o que é mais latente é o fato de conquanto o Conselho de Segurança da ONU ter sido criado para zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional,o que se presume decisões coletivas e democráticas, ressalta-se o poder tido pelos seus membros permanentes que ,caso usem o poder do veto anulam e dão não prosseguimento as resoluções da Organização.
Inferindo-se haver a predominância do interesse dos membros permanentes do Conselho que em função de seu poder político , econômico e até mesmo cultural usam deste como