Conflitos e mediações na escola: desafios, limites e possibilidades
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a concepção de alguns autores sobre o desenvolvimento e critérios para a formação de conflitos originados na formação dos seres humanos, em especial na área educacional. É um desafio para quem atua na educação escolar e quer uma democratização no ensino, em prol de uma qualidade onde haja coesão entre teoria e prática. Diante disto tomou-se como embasamento alguns autores que querem de certa forma mostrar um novo caminho educacional, a partir da democracia, formando uma unidade em busca dos mesmos objetivos. Todos estes autores demonstraram-se preocupados com a educação e procuraram de forma desafiadora mostrar caminhos para uma educação onde todos possam ensinar e conviver pacificamente bem, de forma civilizada e como verdadeiros cidadãos. Com suas teorias e concepções apontam alguns caminhos para mudanças subsidiando aqueles que fazem a gestão escolar.
A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica, estudos adicionais em apostilas e a vivência da pesquisadora com educadores em conflito, o que ajudou na formação conceitual sobre os conflitos e seus novos paradigmas. No início parecia uma tarefa árdua, mas os resultados foram satisfatórios e de grande crescimento. Palavras-chave: Conflito, democratização, mediação, convivência.
ABSTRACT
This paper aims to show the design of some authors about the development and criteria for the formation of any conflicts arising in the formation of human beings, especially in education. It is a challenge for those working in school education and wants a democracy in education, in favor of a quality where there is cohesion between theory and practice. Considering this was taken as basis some authors who want to somehow show a new educational path from democracy to form a unity in pursuit of these goals. All these authors have been concerned with education and