Fichamento Inter III
Unidade Universitária de Mineiros-GO
Disciplina: Estudos Interdisciplinares III
Professora: Luline
Acadêmico: Raimundo Nonato Soares Barros
3º ano Bacharelado em Ciências Econômicas
Fichamento do Artigo: FRIGOTTO, Gaudêncio. “A Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais”. Em Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, v.10, nº 1, p. 41-62. 1º semestre de 2008.
Este artigo trata questões da interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Tem como objetivo mostrar a necessidade da interdisciplinaridade no campo educacional.
Introdução:
“Ao discutirmos a questão da interdisciplinaridade na educação não há como tratá-la a não ser no âmbito das ciências sociais. O campo do educativo constitui-se, enquanto objeto da produção do conhecimento e enquanto prática docente de socialização do conhecimento, no interior das ciências sociais. Isto decorre do fato de seremos processos educativos constituídos nas e pelas relações sociais sendo eles mesmos constituintes destas relações”. (pág. 42)
“Neste breve ensaio temos como objetivo demarcar alguns aspectos que as analises não tem enfatizado suficientemente ao abordar a questão da interdisciplinaridade. Trata-se de aprender a interdisciplinaridade como uma necessidade (algo que historicamente se impõem como imperativo) e como problema (algo que se impõem como desafio a ser decifrado). […]. Vamos sustentar que a questão da interdisciplinaridade se impõem como necessidade e como problema fundamentalmente no plano material histórico-cultural e no plano epistemológico”. (pág. 42)
“[…] Por fim, firmada e explicada a necessidade e postos os seus limites, buscaremos demarcar algumas implicações praticas e nível de investigação e do trabalho docente no campo educacional”. (pág. 42-43)
1. A interdisciplinaridade como necessidade
“Os homens na busca incessante de satisfazer