Tecnicas de Leitura
TEMA:
TÉCNICAS DE LEITURA E COMO ESQUEMATIZAR
Boane, 03 de Março de 2009
TÉCNICAS DE LEITURA E COMO ESQUEMATIZAR
Introdução
O presente trabalho enquadra-se na cadeira de Métodos de Estudo e Investigação.
O objectivo do trabalho é de fornecer aos alunos conhecimentos sobre as técnicas de melhor leitura de modo a facilitar a compreensão das matérias leccionadas.
E esta dividido em duas partes, a saber:
I. Técnicas de Leitura, onde se vai descrever sobre como sublinhar, anotar nas margens dos textos, os objectivos em mente ao sublinhar e ainda, como fazer as anotações nas margens do texto, bem como o resumo, o glossário, a resenha e o fichamento
II. Como esquematizar, vai-se abordar sobre a apresentação das fases mais importantes na elaboração de um esquema.
A metodologia usada consistiu na revisão bibliográfica.
.
I. TÉCNICAS DE LEITURA
a) Sublinhar e anotar nas margens
Alguns sublinham de mais e outros praticamente nada, e outros ainda de modo impróprio. Frequentemente encontramos capítulos inteiros onde a maior parte do material está sublinhada; o sublinhado feito com exagero perde muito do seu valor potencial.
O processo mecânico de sublinhar pode ajudar na concentração; mas, na realidade, isso é apenas um pouco mais útil do que seguir a linha com o dedo. Sublinhar, deve ser um processo selectivo e de resumo.
b) O sublinhado deve ser feito com dois objectivos em mente:
1. Deve ser uma ajuda para se entender e organizar a matéria;
2. Um auxílio para revisão.
Para que o material sublinhado possa ser útil para a revisão, é preciso que seja por si mesmo significativo. Os detalhes precisam estar relacionados uns com os outros e se enquadrar bem ao tópico principal em que estão incluídos. O material sublinhado de modo apropriado, resume para a revisão posterior (ou mesmo para fazer um resumo escrito daquele texto) as principais