Conflitos de interesse
Conflitos de interesses – Ordem dos TOC’S
“Ser ético significa fazer a coisa certa com base nos motivos certos, contudo, sabemos que a conduta dos revisores é objecto de avaliação permanente por terceiros, por isso, agir com ética, significa ter um comportamento que os outros julgam como correcto.”
(José Rodrigues Jesus, Vice-Presidente do Conselho Directivo da Ordem dos ROC, “Conclusões” do X Congresso dos ROC)
Índice
Introdução
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Ética e Deontologia, do 3º ano do curso de Contabilidade e Administração, leccionada pela Dr.ª Ana Maria Bandeira.
A Ética é um tema que tem adquirido uma grande importância para académicos e profissionais, devido ao progressivo aparecimento de livros e códigos respeitantes ao assunto. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
O objectivo deste trabalho é mais restrito, ou seja, dizendo apenas respeito aos conflitos de interesse dos Técnicos Oficias de Contas (TOC’S).
Inicialmente iremos generalizar o tema Ética e Deontologia, seguido do tema propriamente dito e por fim analisamos modelos práticos sobre o tema em questão que descrevam as particularidades deste assunto.
Pretendemos aprofundar o conhecimento sobre esta temática e complementar os assuntos abordados nas aulas.
Este trabalho será apresentado em formato WORD, para entrega a professora, e por fim será realizado em diapositivo POWER POINT para apresentação à turma.
Ética e Deontologia
A ética está associada aos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. A deontologia é o estudo dos deveres morais que orientam as nossas escolhas sobre o que deve ser feito.
Os Técnicos Oficiais de Contas são responsáveis pela