Ética e Conflito de Interesses
A preocupação com questões sociais e éticas é uma constante na humanidade. O estudo da conduta vem evoluindo desde a antiguidade grega, com diversas teorias e aplicações, sendo que a ética torna-se fundamental em todas as áreas.
No ramo empresarial, questões de caráter ético e social, são verdadeiros diferencias nas organizações.
Nossa sociedade, com o avanço dos recursos tecnológicos, se mostra cada vez mais exigente em relação a estes aspectos.
Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores éticos, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam.
Assim, quanto mais as empresas tenham preocupações éticas, mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.
Neste contexto, o presente trabalho é baseado em estudo de casos, onde após a exposição dos casos, é realizado uma análise dos mesmos e, feito uma reflexão sobre quais ais implicações éticas incidentes sobre o mesmo, bem como buscando destacar qual seria a forma ética de se agir.
1. O QUE É ÉTICA?
Antes de adentrarmos ao foco do trabalho, qual seja, análise de casos, convém relembrarmos alguns assuntos já tratados na disciplina e, que servem como subsídio para o desenvolvimento do estudo dos casos propostos.
Numa definição bem geral, como disciplina ou campo de conhecimento humano, ética se refere a teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Assim, ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.
A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de