Interesses, conflitos e poder
As Organizações Vistas como Sistemas políticos
São Luís – MA
São Luís – MA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
Organizações como sistemas de governo....................................................6
Organizações como sistemas de atividade política.....................................7
Visão pluralista.................................................................................................9
Conclusão.......................................................................................................10
Introdução
As organizações, como os governos, sempre empregam algum tipo de sistema de regulamentos, como meio de criar a ordem entre seus membros. A análise política de uma organização pode dar uma valiosa contribuição à análise organizacional.
Este texto foi extraído/resumido/adaptado (que me perdoe o autor pelos eventuais equívocos), de um livro de 1986 (em 1990, ano de impressão do exemplar que utilizei, já estava na 11. edição), de Gareth Morgan, chamado "Imagens da Organização".
No início dos anos 80, foi muito popular nos Estados Unidos a utilização de metáforas para explicação dos fenômenos organizacionais. A Teoria da Organização em voga era o Desenvolvimento Organizacional (conhecido como D.O.) e surgiram diversos estudiosos contrapondo-se a essa teoria. Este autor é um deles, e utiliza diversas metáforas (que ele chamou de imagens) para representar, ou para analisar, os aspectos de uma organização. Ele diz que usando diferentes metáforas para compreendermos o caráter complexo e paradoxal da vida de uma organização, seremos capazes de gerenciar e projetar organizações de formas que não julgávamos possível antes.
Se você se interessa por tentar compreender as organizações em geral, ou uma em particular, talvez você se interesse por todo o livro. Aqui vai um "super-resumo" das outras partes:
As organizações