Conduta e Conflito de interesse
CONDUTA E CONFLITO DE INTERESSES
CÓDIGO DE CONDUTA
O Código de conduta é manual elaborado pela diretoria de acordo com os princípios e políticas definidos pelo conselho de administração, visando orientar administradores e funcionários na sua forma de conduta profissional cotidiana.
Geralmente elaborado pelos diretores e aprovados pelos administradores do Conselho de Administração, que serve para incentivar o comprometimento entre funcionários, exprimindo com clareza os princípios e políticas específicas da organização. Onde apresenta formas de delatar possíveis erros e criar resoluções de possíveis dilemas.
Devendo ser obedecido e respeitado por todos os envolvidos, não permitindo que se confunda qualquer autoridade em beneficio próprio ou de terceiros, obedecendo a todas às leis. Acompanhando todo o processo de mudanças, inserindo-as no dia a dia dos colaboradores e havendo novas contratações, este código de conduta deseja-se que seja apresentado, no intuito de deixar clara a postura da empresa perante ele e a sociedade.
O código de conduta deve também definir responsabilidades sociais e ambientais. É importante que seja instalado em uma área responsável que possa fazer o monitoramento, controlar e tomar as medidas apropriadas para a situação em questão para isso é necessário que apresente diretrizes para denúncias e resolução dos problemas. Além disso, deve refletir a cultura organizacional, mostrando com fácil compreensão os princípios da empresa.
É importante que abranja o relacionamento entre todos os envolvidos no negócio, dos diretores até os stakeholders, e ninguém deve se aproveitar disso para ter benefício próprio. Os principais assuntos que devem ser abordados nesse registro são: conflito de interesses, prevenção e tratamento de fraudes, doações, nepotismo, uso de álcool e drogas, entre outros.
Exemplo:
MRV Engenharia – tornou-se empresa