levantamento
RESUMO
Este trabalho analisa o papel das estratégias de aprendizagem e da motivação no processo de aprendizagem do Inglês como língua estrangeira destacando-se as questões da motivação e do uso de estratégias de aprendizagem.
1.3 ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Brown (2000) conceitua “estratégias” como sendo métodos específicos de abordar um problema ou tarefa, modos de operação para alcançar um fim particular, modelos planejados para controlar e manipular certas informações. Podem variar de momento a momento, também variam intra-individualmente, uma vez que cada um possui formas diferentes para resolver um problema. 59
Para Ellis (1994), a estratégia consiste em uma atividade mental e comportamental relacionada a alguns estágios especifícos no processo de aquisição da língua e o seu uso.
As estratégias de aprendizagem, propriamente ditas, estão relacionadas ao input no processo, estocagem e recuperação da mensagem. E elas se dividem em três categorias:
a) estratégias metacognotiva;
b) estratégias cognitivas;
c) estratégias socioafetivas.
O termo metacognitivo é usado na teoria de processamento de informação para indicar uma função executiva: estratégias que envolvam o planejamento para aprender, pensar sobre o processo de aprendizagem enquanto ele está acontecendo monitorar a própria produção e compreensão e avaliar a aprendizagem depois de completar uma atividade.
Estratégias cognitivas são mais limitado ás tarefas