TRADUCAO CONFLITO DE INTERESSES
Nynke Tromp
Delft University of Technology, Delft, Países Baixos
Paul Hekkert
Delft Univeristy of Technology, Delft, Países Baixos
Resumo
Atualmente, tem sido muito destacada a importância do papel do Design Thinking no tratamento das questões sociais prementes. Nessa linha, testemunhamos um interesse crescente entre os designers em aceitar esses desafios que transcendem o escopo natural do design. No entanto, compreender como o design thinking pode ser aplicado às questões sociais e o valor que ele pode ter é ainda relativamente pouco explorado na pesquisa em design.
Este artigo traz uma reflexão sobre dois projetos de graduação em Desenho Industrial que exploram como um designer lidaria com um problema social ao invés de um problema do usuário ou um problema de engenharia. Analisando esses projetos com base no que foi descrito na literatura tanto como design thinking, como habilidades típicas do designer, sugerimos que o pensamento integrativo do designer e a centralidade humana são importantes quando lidamos com problemas sociais. Com base nas características típicas dos problemas sociais, mostramos ainda o valor dessas habilidades nesse novo domínio.
Em seguida, no processo de raciocínio que parte do problema social complexo até ao objetivo apropriado para o produto, os dois casos representam um padrão semelhante.
Esse padrão de raciocínio, assemelhando-se ao que foi descrito na literatura como pensamento de sistemas, parece essencial no enfrentamento da complexidade típica das questões sociais. Concluímos o artigo discutindo se essa tendência dos designers de assumir os problemas sociais trará valor singular a esse domínio social.
1. Introdução
Embora o design thinking nunca tenha sido definido precisamente, a tendência tradicional na pesquisa em design thinking tem sido, no fundo, compreender os padrões de raciocínio do designer (Roozenburg, 1993), o que é a habilidade do design (Cross,