Conflito e Negociação
Nomes: Wine Gonçalves e Watusy Castro Barcelos, PNA.
Definição de conflito
Conflito é um processo que tem inicio quando uma das partes envolvidas percebe que a outra parte afeta negativamente ou não alguma coisa que a primeira considera importante.
• Transição na Conceituação de Conflito
Existem três abordagens que conceituam o conflito
• Visão Tradicional (1930-1940)– Mais antiga das abordagens diz que o conflito deve ser evitado, pois seria a indicação de que algo não está funcionando corretamente, uma disfunção resultante da falta de comunicação, abertura e confiança entre as pessoas e o fracasso dos executivos em atender as necessidades dos funcionários.
• Visão de Relações Humanas (1940-1970) – Argumenta que o conflito ocorre naturalmente nos grupos e organizações e por ser inevitável essa escola defende a aceitação. Os seguidores racionalizam a existência do conflito e que ele não pode ser eliminado e que ele pode até ser um beneficio no desempenho do grupo.
• Visão Interacionista – É a abordagem mais atual e propõe que o conflito pode ser uma força positiva e que é necessário para o desempenho eficaz do grupo. Encoraja o conflito no sentido que o grupo mesmo sendo pacifico, cooperativo e harmonioso esta na iminência de se tornar estático, apático e insensível a necessidade de mudança e inovação. Essa abordagem encoraja os líderes a manter um nível de conflito mínimo suficiente para que o grupo continue viável autocrítico e criativo. Conflito funcional e conflito disfuncional
• Conflitos funcionais- são conflitos que apóiam os objetivos do grupo e melhoram o seu desempenho, construtivo.
• Conflitos disfuncionais – são os conflitos que atrapalham o desenvolvimento do grupo, destrutivos.
-As evidencias que indicam que precisamos observar o tipo de conflito é o que diferencia o conflito funcional do disfuncional.