CONFEA
Surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, pelo presidente da república Getúlio Vargas e foi considerado um marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia é regido pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais.
PRESIDÊNCIA
O engenheiro civil José Tadeu da Silva foi eleito em 2011 para o exercício da presidência do Confea, com mandato de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014. Foi reeleito em 2015 e na sua gestão, ele se compromete a desenvolver ações no cenário nacional para fortalecer a Engenharia Brasileira.
OBJETIVO
O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e ele também regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.
PLENÁRIO
O Plenário do Confea tem por finalidade apreciar e decidir sobre assuntos relacionados às competências do Conselho Federal. É constituído por um presidente e por 18 conselheiros federais.
É o plenário quem aprecia e decide sobre projetos de resolução destinados a regulamentar e executar a lei e sobre projeto de decisão normativa destinada a fixar entendimentos ou a determinar procedimentos para unidade de ação do Sistema Confe/Crea. O Plenário regulamenta ainda questões de integração com o Estado e a sociedade, de habilitação e fiscalização profissional, e de controle econômico-financeiro; aprecia e decide sobre ato normativo de Crea, entre várias outras competências.
COMISSÕES
PERMANENTE
A comissão permanente tem por finalidade auxiliar o Plenário nas matérias de sua competência. Ela atua como acompanhar a execução de