Exp
“Lançamento de Projéteis”
Alunos: Edson Pereira n°12211189.
Ismael Barbosa n°11204617.
Lucas Rogato Oliveira n°12111701.
Rafael Soares n°12209117.
Wesley Thomaz n°12209135.
Professor: Oswaldo
Experimento 2 - Movimento de Projéteis: Fundamentos Teóricos
Objetivo
Estudar o movimento de um projétil lançado horizontalmente e verticalmente.
Introdução Teórica
Você já observou que quando um jogador de futebol chuta a bola com um determinado ângulo com a horizontal, a bola 0descreve no ar uma trajetória que é uma parábola? (Fig. 3.1).
Figura 3.1 - Lançamento de projéteis.
O que acontece com a velocidade inicial da bola?
Quando a bola está subindo, a sua velocidade inicial vai diminuindo até atingir um valor mínimo no ponto mais alto da trajetória (vértice da parábola) e vai aumentando quando está descendo até atingir o solo (alcance da bola).
Por que a velocidade da bola tem esta variação?
Você sabe que para que haja variação da velocidade, precisa haver forças atuando; desprezando a resistência do ar, a força que está atuando na bola é a força peso.
A força peso atua na vertical de cima para baixo, comunicando à bola uma aceleração denominada aceleração da gravidade. Esta aceleração, para corpos próximos à superfície da Terra, vale aproximadamente 9,8 m/s2.
Quando a bola está subindo, a força peso, sendo para baixo, faz com que a velocidade diminua (movimento retardado) e quando a bola está descendo, a força peso, atuando no mesmo sentido, faz com que a velocidade aumente (movimento acelerado).
Princípio da Independência dos Movimentos (Galileu)
O movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (X) e vertical (Y); este movimento é composto de dois tipos movimentos:
- movimento uniforme na direção horizontal (X)
- movimento uniformemente variado na direção vertical
Galileu já sabia disto no século XVI, e baseando-se