Condições das Transformações do historicas
CAMPUS COXIM
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
PROFESSOR ME: ALEXANDRE DOS SANTOS LOPES
RESENHA: CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS
Coxim – MS
2013
CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS (*)
Karl Marx e Friedrich Engels
O livro começa falando sobre as condições para compreender as transformações históricas, que segundo os autores as condições não são bases arbitrárias ou dogmas; são bases reais, que só podemos abstrair em imaginação. Essas bases são portanto verificáveis através de um meio puramente empírico.
A primeira condição de toda história humana é, naturalmente, a existência de seres humanos vivos. O primeiro estado real que se constata, é, portanto, o patrimônio corporal destes indivíduos e as relações que esse patrimônio desenvolve com a natureza. Toda a história deve partir de bases naturais e de sua modificação, através da ação dos homens, no curso da história.
A maneira pelo qual existe a distinção dos homens e os animais é pela consciência, religião e por tudo o mais que se queira, assim eles mesmo começa a perceber que são diferentes quando começam a produzir os seus meios de existência e assim então produzindo indiretamente a sua própria vida material.
A partir da natureza dos meios de existência já dados e que precisam ser reproduzidos é que se pode perceber o modo de produção desenvolvido pelos homens, gerando daí um modo de vida determinado pela maneira com a qual se produz. Esta produção só aparece com o crescimento da população, que por si só pressupões relações dos indivíduos entre si.
As relações entre as diferentes nações vão depender do estágio do desenvolvimento em que cada uma delas se encontra no que se refere às forças produtivas, à divisão do trabalho e as relações internas. A divisão do trabalho no interior de uma nação acarreta, primeiramente, a separação do trabalho industrial e