Geologia ambiental
"Geologia Ambiental é o ramo da Ecologia que trata das relações entre o homem e seu habitat geológico; ela se ocupa dos problemas do homem com o uso da terra - e a reação da terra a este uso".
"Geologia Ambiental inclui os ramos tradicionais da Geologia de Engenharia e da Geologia Econômica, ou uma pequena parte desta última, referente aos recursos minerais".
Década 80
COATES (1981)
"Aplicação prática de princípios geológicos na solução de problemas ambientais" (GLOSSÁRIO).
"Geologia é a ciência da terra. Geologia Ambiental é a área que estuda a relação daquela ciência com as atividades humanas" (PREFÁCIO).
KELLER (1982)
"Geologia Ambiental é geologia aplicada abrangendo um amplo espectro de interações prováveis entre o Homem e o ambiente físico. Especificamente, é a aplicação da informação geológica para resolver conflitos, minimizando a possibilidade de degradação ambiental, ou maximizando a possibilidade de adequado uso do ambiente natural ou modificado".
CARVALHO (1982)
"Geologia Ambiental é o domínio da geologia que aproveita os respectivos conteúdos e dados analíticos das várias ciências da terra para a proteção e melhor aproveitamento dos recursos naturais, de modo que a qualidade de vida da humanidade seja protegida e melhorada".
SBG (1983)
"Geologia Ambiental é o campo do conhecimento geológico que estuda as variações (melhor: transformações) do meio físico decorrentes da interação entre os processos naturais e a ocupação humana. Inclui o estudo das noções fundamentais sobre o meio físico e o equilíbrio ecológico. Abrange o estudo de conservação e reciclagem de recursos naturais; a valorização econômica dos jazimentos incluindo os parâmetros ambiental e social, como os efeitos da mineração. Engloba também o estudo da conservação de solos, das alterações (ou transformações) devidas a seus diversos usos, das boçorocas e da desertificação".
BATES & JACKSON (1987)
"A Geologia Ambiental