Geologia ambiental
"Geologia Ambiental é geologia aplicada abrangendo um amplo espectro de interações prováveis entre o Homem e o ambiente físico. Especificamente, é a aplicação da informação geológica para resolver conflitos, minimizando a possibilidade de degradação ambiental, ou maximizando a possibilidade de adequado uso do ambiente natural ou modificado".
TERMO DE GEOLOGIA AMBIENTAL: * Geologia Ambiental está englobada pelo tema Geologia Aplicada; * Dentro da Geologia Aplicada existem dois ramos distintos: o ramo que estuda o aproveitamento sócio-econômico dos recursos naturais (Geologia Econômica) e o que trata do equilíbrio no uso dos referidos recursos (Geologia de Engenharia e Geologia Ambiental); * A diferença entre a Geologia de Engenharia e a Ambiental está nas soluções predominantemente estruturais que a primeira fornece, através da análise de parâmetros geotécnicos, enquanto que na Geologia Ambiental o enfoque predominante é para soluções não estruturais, a partir da análise de parâmetros ambientais. Isso para a aplicação em obras de engenharia, conservação de recursos naturais, riscos geológicos, impactos ambientais, ocupação do solo, entre outras áreas que necessitam de estudos geológicos aplicados. * No Brasil não é tarefa fácil diferenciar a atuação dos profissionais da Geologia de Engenharia e da Geologia Ambiental. Para melhor entendimento, podemos exemplificar da seguinte maneira: se indagarmos diferentes profissionais envolvidos em estudo de escorregamentos, não seria surpresa se alguns deles respondessem estar atuando no campo da Geologia de Engenharia, enquanto outros classificariam o mesmo estudo no campo da Geologia Ambiental.
CONTEXTO DE GEOLOGIA AMBIENTAL * Para entendermos como a Geologia Ambiental está inserida neste contexto, primeiramente precisamos conhecer os conceitos desses três ramos geológicos. * A Geologia de Engenharia pode ser definida como "a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas