resenha
CAMPUS COXIM
SOCIOLOGIA GERAL
Profº ALEXANDRE LOPES
RESENHA: AS CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTORICAS
Ritali Gonçalves da Silva
AS CONDIÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES HISTORICAS
Karl Marx e Friedrich Engels
A primeira condição histórica segundo o autor é a existência humana, com relação às bases naturais e de suas modificações, pois a maneira como cada individuo se manifesta na vida reflete no que realmente é.
O homem produz seu meio de existência, mas não deixa de depender da natureza, esta produção pressupõe as relações dos indivíduos entre si, promovendo a divisão do trabalho, separando o comercial do industrial. Em conseqüência surgem diferentes formas de propriedades e juntos a esses avanços surgem os conflitos, promovendo a oposição entre o campo e a cidade, entre o comercio marítimo e o industrial e assim vai surgindo o desenvolvimento.
Todas as conquistas contradizem a historia, ao analisarmos o passado podemos ver como a violência foi à força maior que alavancou a historia, sendo vista como uma forma normal de relações.
O pensamento do homem é produzido através de sua própria construção material, determinando a vida através de sua consciência. Os fatos históricos constituem uma condição fundamental de toda historia, levando em conta os fatos empíricos, os conceitos de família e as relações tanto naturais como sociais, resultando em uma força produtiva que determina seu estado social.
A linguagem é a consciência real que surge pra suprir a necessidade do comercio tornando-se um produto social.
A divisão do trabalho trouxe consigo a desigualdade, pois atendia e atende ate os dias de hoje os interesses de um indivíduo comum, de uma família ou de um grupo, sendo assim a divisão do trabalho é a expressão idêntica de propriedade privada. Essa divisão de trabalho impede que o indivíduo progrida por exemplo, se você for um pedreiro jamais poderia chegar a