transformações históricas
Segundo o texto de Karl Marx e Friedrich Engels, As Condições Das Trasformações Históricas, traz como primeira condição a existência do seres humanos vivos e relata que toda história deve partir de bases naturais (condição geológica,orográfica, climáticas dentre outras) e de sua modificação, através da ação dos homens, no curso da história, ou seja ,o homem tem as suas necessidade e por isso é obrigado a satisfazê-las através do seu trabalho para garantir sua existência, o que indiretamente produz a sua própria vida material.
A maneira pela qual os homens produzem os seus meios de existência depende, primeiramente, da natureza dos meios de existência já dados e que precisam ser reproduzidos. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais de sua produção, ou seja, a natureza proporciona ao homem tudo, basta administrar esses recursos conforme sua necessidade através da produção. Esta produção só aparece com o crescimento da população. Ela mesma pressupõe de sua parte relações dos indivíduos entre si. A forma dessas relações é por sua vez condicionada pela produção.
As relações entre as diferentes nações dependem do estágio do desenvolvimento em que cada uma dela se encontram, no que se refere a forças produtivas, à divisão do trabalho e às relações internas.Esse principio é universalmente reconhecido. A divisão do trabalho acarrreta ,no interior de uma nação, a separação do trabalho industrial e comercial de um lado e o trabalho agrícola do outro, o que separa o campo e a cidade. Os diversos estágios da divisão do trabalho representam igual numero de diferentes formas de propriedade, onde cada novo estágio da divisão do trabalho determina ao mesmo tempo, relações dos indivíduos entre si, no tocante às coisas, instrumentos e produtos do trabalho, onde:
A primeira propriedade é a propriedade da tribo.
A produção é rudmentar porque o povo se alimenta da caça e da pesca, da criação de gado ou da agricultura. A