Transformações históricas
A profissão do Serviço Social tem como objeto de trabalho a questão social e suas variadas expressões. O curso é muito amplo e abrange conhecimentos que vai da sociologia, filosofia, economia, psicologia, história, ética, etc.
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a origem histórica do serviço Social, observando as novas habilidades profissionais que são exigidas na atualidade para o exercício da profissão nos diversos espaços ocupacionais.
Desenvolvimento O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear. Da sua origem à sua trajetória sócio-histórica, surgiram várias teorias que possuem características complexas, que até mesmo dentro da própria categoria há contradições quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional. Este processo não aconteceu de imediato, mas iniciou-se a partir de questionamentos e reflexões críticas acerca do seu conteúdo metodológico e da sua prática profissional, explicitando assim, os conflitos e contradições existentes, configurando novas possibilidades de ação voltadas para a classe trabalhadora. Os fundamentos do Serviço Social, tal como é atualmente, tiveram inicio no fim do século XIX, na época da Revolução Industrial, com a consolidação do capitalismo onde houve a divisão social do trabalho. Nessa época as questões sociais tomaram proporções que evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais. A classe social trabalhadora emergente teve que lidar com o novo modo de vida e trabalho, onde as pessoas emigravam do campo para a cidade que não tinha infra-estrutura necessária para atendê-los, além das precárias condições de trabalho a que eram submetidos.