História da Escrita
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS E ECONÔMICAS
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO
JÉSSICA VIEIRA MEMELI
HISTÓRIA CONCISA DA ESCRITA. HIGOUNET, CHARLES.
SÃO PAULO: PARÁBOLA EDITORIA, 2003. P. 9-70.
VITÓRIA
2013
História concisa da escrita registra em poucas páginas toda a aventura da humanidade no estabelecimento da escrita como procedimento de fixação da linguagem articulada. Contudo, a escrita é mais que instrumento, mais que modo de fixação da linguagem, uma nova linguagem, que disciplina o pensamento e, ao transcrevê-lo, o organiza.
A história da humanidade se divide em duas imensas eras: antes e desde a escrita. A lei escrita substituiu a lei oral, o contrato escrito substituiu a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição legendária. A escrita dá acesso direto ao mundo das ideias e permite apreender o pensamento e fazê-lo atravessar o espaço e o tempo; é o fato social que está na base de nossa civilização.
- De acordo com o texto: História concisa da escrita, de autoria de Charles Higounet, verificamos a importância da escrita na nossa civilização, pois, a escrita é acima de tudo, um procedimento do qual atualmente nos servimos para imobilizar, para fixar a linguagem articulada, é uma nova linguagem que disciplina o pensamento, pois, quando escrevemos temos tempo de organizar as ideias. A história da humanidade se divide em duas eras: antes e a partir da escrita: a lei escrita substituiu a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição lendária. E, sobretudo não existe história que não se funde sobre textos. A escrita representa o armazenamento de informações, permitindo a comunicação através do tempo e do espaço. É o fato social que está na própria base de nossa de nossa civilização. Por isso a história da escrita se identifica com a história dos avanços do espírito humano. Para se chegar a palavra