Globalização E Os Reflexos Na Cultura Brasileira
WAGNER MATHEUS
GLOBALIZAÇÃO NA ATUALIDADE E SEUS REFLEXOS NA CULTURA BRASILEIRA
Rio de Janeiro/RJ
2013
1 INTRODUÇÃO
No passado a cultura de uma pessoa era determinada pela sua região, costumes, crenças e valores eram de acordo com a sociedade em que se vivia. Não havia conhecimento de outra maneira de viver, o que levava a crer que a cultura desta pessoa era a correta. Caso outra pessoa chegasse com uma atitude diferente estaria errada. O etnocentrismo era bem forte, principalmente no período de colonização quando os portugueses chegaram ao Brasil e implementaram, com uso de força, o seu modo de viver, seu idioma e igreja. Ignorando por completo a cultura indígena já existente.
A globalização surgiu como um fato que diminui distâncias, isso devido às tecnologias que vem crescendo. Ela vem contribuindo para a expansão da cultura mundial. O contato com pessoas de outros países sem sair de casa é um dos fatores que mais facilita nessa expansão. Com esses avanços tecnológicos o conhecimento de novas culturas leva-se a acreditar que não há mais a cultura certa e sim uma grande diversidade cultural que pode ser agregada a cultura já presente.
A globalização começou quando o homem descobriu que poderia transportar-se de um continente para o outro, de diversas maneiras. Começando através da navegação. Com a navegação descobriu a existência de continentes como Ásia, África, Europa e Oceania, continentes que só tiveram contato entre si durante o período de grandes navegações, onde foi adotado o sistema de economia mercantilista, responsável pelo surgimento do capitalismo em sua primeira forma, um dos sistemas que mais se beneficia com a globalização.
A globalização é algo que está presente em todo mundo, não há como negar. A mesma teve seu auge principalmente pelos avanços tecnológicos que proporcionam melhorias no meio de comunicação e este foi um dos aspectos