Cultura
No decorrer das últimas quatro ou cinco décadas o mundo vem passando por significativas mudanças que transformaram o contexto social e político, outrora tido como padrão, dentre tais mudanças a globalização . A globalização fez surgir novos contextos e trouxe novos significados a hábitos e atitudes da vida cotidiana. Na atualidade, percebemos uma relação muito estreita entre o global e o local, pois Segundo Giddens, nossas atividades cada vez mais são influenciadas por eventos ocorrendo do outro lado do mundo , e inversamente, hábitos locais de estilo de vida tornam-se globalmente consequentes.
Os hábitos e procedimentos antes tidos como padrão sofreram alterações com a globalização, uma vez que ela provoca modificações também na vida cotidiana.
Em uma sociedade globalizada a atitude ou comportamento de uma pessoa em sua própria casa pode ter reflexos do outro lado do mundo .De uma maneira gradual , todas as esferas, coletiva, individual, social e política são afetadas pelas contradições da globalização.
Os produtos que consumimos, nossas ideias e opiniões sobre determinado assunto, nossa prática cotidiana não mais se resume ao nosso próprio ambiente, mas sim ao ambiente compreendido como um todo, como um só mundo, mas ao mesmo tempo repleto de diferenças. A moda é ditada em Milão, Paris, Nova Iorque e é utilizada no Brasil, na Argentina, na África, ou vice-versa. O produtor de alimentos é regido pelas preferências dos consumidores não somente do local onde produz, mas , na maioria das vezes, de outros lugares até mesmo longínquos. A cura de uma doença descoberta em um continente certamente trará beneficio mundial. A música, o cinema, a cultura reproduz-se com uma velocidade impressionante , invadindo nosso espaço e nos colocando em contato com o todo. O surgimento de uma nova sociedade global acarreta modificações na ordem do capital , trabalho, tempo, espaço, ser, agir e sentir,