Globalização e os reflexos na cultura brasileira
Comunicação Social – Publicidade – 1º Período
Disciplina: Cultura Brasileira
Professor: Carlos Roman
Turma: 1016
Aluno: Rafael de Azevedo Viana
A Globalização na Atualidade e os Reflexos na Cultura Brasileira
Rio de Janeiro, Novembro 2012
Antigamente a cultura de uma pessoa era determinada pela sua região. Seus costumes, crenças e valores eram de acordo com a sociedade em que você havia nascido. Não se tinha conhecimento de existir outra maneira de viver a vida, a ideia era de que a cultura desta pessoa era a correta. Se outra pessoa vinha com uma atitude diferente, esta estaria errada. Esse etnocentrismo era bem marcado, principalmente na época em que os portugueses vieram para o Brasil e implementaram na força o seu modo de viver, seu idioma e suas igrejas nessas terras. Hoje em dia sabemos que não existe isso de cultura certa ou errada, nenhuma está acima da outra, apesar de que o etnocentrismo ainda existe.
Desde que a globalização surgiu como encurtador de distâncias - isso devido às tecnologias que vem crescendo e o surgimento de multinacionais -, ela vem contribuindo para a expansão da cultura mundial. Ter contato com pessoas de outros países sem sair de casa é um dos pontos mais interessantes. Não há mais regras regionais.
Com o mundo cada vez mais conectado, artistas podem fazer sucesso não só onde moram, mas também em outros países sem precisarem fazer um show lá antes para que conheçam seu trabalho. É o caso de músicos como os Beatles, Rolling Stones, Lady Gaga, Michael Jackson, etc. Por causa da rádio, suas músicas atravessaram fronteiras e conquistaram fãs no mundo inteiro que já sonharam com o dia em que seus ídolos fizessem um show em seu país para poder prestigiá-los; esses fãs também podem adotar o estilo de vida de seu artista. Uma empresa de bebidas muito famosa em um país pode resolver conquistar novos mercados se atingir seu ápice, abrindo uma fábrica em outro país de cultura