A GLOBALIZAÇÃO NA ATUALIDADE E SEUS REFLEXOS NA CULTURA BRASILEIRA
CULTURA BRASILEIRA
Cultura Brasileira
A GLOBALIZAÇÃO NA ATUALIDADE E REFLEXOS NA
CULTURA BRASILEIRA
A globalização atua de tal forma no âmbito artístico que os brasileiros, hoje, podem ter acesso ao mundo da música, cinema, televisão, teatro, festivais intercâmbios culturais de outros países, atualmente, em tempo real.
Isso dá toda uma nova perspectiva e dinâmica ao significado de cultura, atribuindo mais volatilidade, consequentemente, menos tradição cultural. No
Entanto, ao mesmo tempo em que recebemos, damos, em menor quantidade, da nossa cultura ao resto do mundo. Aponta-se, porém, que esta integração, muitas vezes, pode dimanar uma homogeneidade da cultura, ganhando um ponto de vista unidimensional, por exemplo, em áreas como a música, literatura ou a culinária. Contudo, assim como em outros aspectos, a cultura brasileira sofre a intervenção acelerada nesse processo.¹ Uma vez que a propagação da cultura não ocorre de maneira igual no mundo globalizado, os países que controlam a produção cultural em grande escala acabam por estabelece um padrão comportamental e produtivo². Desse modo há uma determinação desigual de valores específicos, liderada por uma pequena parcela de nações.
É o caso da hegemonia vendida pelos Estados Unidos, que ao se tornarem uma grande potência econômica e política, passaram a ditar perfis a serem seguidos pelo restante do planeta.
Há pontos positivos, como no caso da “cena black”. “A cena Black paulistana tem grande influência da cultura, história e política afro-americana.
Esse fenômeno é trazido principalmente por meio da música tocada nas baladas black, locais não apenas de diversão ou entretenimento, mas também de conscientização do papel do jovem negro no Brasil. (...) A constatação principal foi a existência de uma influência real da cultura norte-americana na formação identitária deles. A principal razão destacada foi a falta de
referenciais