A GLOBALIZAÇÃO E O REFLEXO NA CULTURA BRASILEIRA
Matéria: Cultura Brasileira
Professor: Carlos Roma
Trabalho AV2 : A Globalização e o reflexo na cultura brasileira
Introdução:
O início da Globalização gera discordância quanto ao momento histórico de seu surgimento. Porém a datação mais significativa e aceita é o fim da década de 80, onde o mundo era dividido em dois: o capitalista e o socialista. O que estamos vivendo hoje é a vitória do sistema que ganhou esta guerra: o capitalista, que é um sistema produtivo, ou seja, ele precisa produzir, e precisa vender para obter lucro, para isso ele usa dois outros sistemas auxiliares atualmente: O sistema neoliberal e uma rede de informação mundial que faça seu produto conhecido e comercializado no mundo inteiro. Tal fenômeno, ainda, gera a agilidade e eficiência das comunicações e da informação, além de ‘estreitar’ as distâncias entre cidade e países.
O que é Globalização?
A Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa ‘aldeia-global’, explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.
Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Aspectos negativos da Globalização
Principais aspectos negativos da globalização, desemprego, crises mundiais, especulação financeira, problemas cambiais:
- Uma dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo mais claro desta