Plano de aula
Data: 19/04
Escola: Dom Felipe
Série:
Turma:
Turno:
Nº de alunos:
Duração da aula: 50 minutos
Professor: Nome do estagiário
Local: Quadra poliesportiva ou pátio
Conteúdo: Jogos.
Tema: Jogos indígenas.
Objetivos: Conhecer alguns jogos da cultura indígena, trabalhar salto, equilíbrio, deslocamento e cooperação entre duplas.
Recursos: corda elástica ou barbante, bolas.
Desenvolvimento da aula:
Parte inicial:
Contextualização: Perguntar aos alunos o que eles conhecem sobre os índios. Em que dia comemoramos o dia do índio? (19/04) Falar sobre os hábitos indígenas, quem são eles e o quais as brincadeiras favoritas das crianças indígenas.
Aquecimento Pique “Caçada do Curumim”: O pegador é o Curumim e deve “caçar” os animais da floresta. Cada criança da turma “decide” qual animal da floresta é, e deve fugir do curumim imitando o animal que escolheu.
Parte intermediária:
Saltando o rio: Fazer com corda ou barbante 1 rio com 2 margens. Os alunos deverão ficar em fila e um de cada vez deve saltar o rio de uma margem para outra. Gradativamente o professor deve ir aumentando a distância de uma margem à outra. Para incentivar, o professore deve dizer que nesse rio mora uma família de jacarés famintos!
Teia de aranha: O desafio é atravessar uma enorme teia de aranha que está no caminho dos curumins... Os alunos deverão passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada presa em cones) sem tocá-la.
Corrida das Toras: Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes. As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas. Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas segurando uma bola que estará representando a tora. Se a bola cair, começam novamente. Ao