introdução de estagio
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO PRIMEIRO CICLO
O ensino de história nos ciclos iniciais tem a iniciativa de trabalhar o esclarecimento dos alunos para que possam compreender as semelhanças e diferenças, levando a criança a conceituar essas mudanças por uma visão própria, pesquisando no seu redor no seu cotidiano em ações comuns que fazem parte de sua constituição histórica.
No primeiro ciclo deve se considerar que as crianças estão no início da alfabetização e a leitura de diferentes obras humanas que permitam que o aluno perceba também as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural, econômico de sua localidade.
O cotidiano a ser analisado tem ligação com a história cultural social não sendo classificado por atos isolados.
As crianças chegam à escola com uma bagagem de conhecimento prévio que não deve ser descartada, porem faz parte do senso comum.
A partir dessa fonte o professor deve mediar esse conhecimento e dar preferência aos trabalhos com linguagem escrita. E nesse período da aprendizagem também deve dar privilégios aos trabalhos com averiguações de informações nos mais diversos tipos de fontes como orais e iconográficas, entrevistas, pesquisas, fotos e pinturas depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano.
É primordial desenvolver trabalhos específicos de levantamento e organização de informações, leitura e formas de registros.
O trabalho do professor consiste em introduzir o aluno na leitura de varias fontes de informação para que ele aprenda pouco a pouco a independência intelectual.
OBJETIVO DE HISTÓRIA PARA O PRIMEIRO CICLO
É esperado que no primeiro ciclo os alunos sejam aptos a:
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referencia anterior, posterior e simultânea;
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensões habituais, existentes no seu grupo de convívio geral;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais econômicas