Concreto Protendido
Faculdades Integradas Maria Imaculada
Graduação em Engenharia Civil
ELI
ESTER
GILDO
LEANDRO
TARCÍSIO
CONCRETO PROTENDIDO
Mogi Guaçú - SP
2014
INSTITUTO MARIA IMACULADA
Faculdades Integradas Maria Imaculada
Graduação em Engenharia Civil
Eli
Ester
Gildo
Leandro
Tarcísio
CONCRETO PROTENDIDO
Análise de uso
Trabalho requisitado pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada como exigência parcial para aprovação na disciplina de Materiais de Construções I.
Mogi Guaçú - SP
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Objetivo 6
3. Revisão 7
RESUMO
Protender uma estrutura de concreto é torná-la elástica utilizando-se uma tecnologia inteligente, eficaz e duradoura. Buscando o melhor aproveitamento da resistência mecânica de seus materiais, reduzindo o uso de concreto e aço, garantindo ótimas relações custo-benefício e eficiência, pois supera as técnicas convencionais, proporcionando estruturas seguras, com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil e duradoura, porque possibilita maior vida útil a estrutura.
Palavras Chave: Protensão, Custo beneficio e Resistência.
1 INTRODUÇÃO
O concreto é um conjunto de materiais (agregado graúdo, agregado miúdo, aglomerante e água) que forma uma pedra artificial, o mesmo juntamente com a ferragem tem a função de dar resistência a estrutura, ha vários tipos de concretos, os mais utilizados são: Concreto armado com ferragens passivas e concreto protendido com ferragens ativas. Os concretos que são utilizados de acordo com a necessidade do projeto. O concreto tem uma boa resistência a compressão mas não possui muita resistência a tração, esta é da ordem de 10%, portanto para determinados projetos se faz necessário a utilização do concreto protendido. A protensão é um método