Concepções Espontâneas Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino
CAMPUS CERRO LARGO – RS
RESENHA TEXTO 1
CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS EM FÍSICA: EXEMPLOS EM DINÂMICA E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
ACADÊMICA: Carolina Vedooto Scheneider
DISCIPLINA: Prática no Ensino de Física e Ciências II
FASE: 4° Fase
CURSO: Graduação em Física – Licenciatura
RESENHA CRITICA DO TEXTO “Concepções Espontâneas Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino”
O artigo intitulado “Concepções Espontâneas Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino” é do autor Arden Zylbersztajn, profissional do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O texto tem como objetivo, apresentar alguns exemplos de concepções espontâneas, fazendo considerações no que diz respeito ao ensino-aprendizagem dos alunos, tanto a nível escolar quanto acadêmico, visando à temática “dinâmica”, tratando de força e movimento, Ação e Reação e Gravidade, também mostrando como professores e pesquisadores tem tratado o estudo das concepções espontâneas.
O texto é dividido em tópico, intitulados como: - Alguns exemplos de concepções espontâneas; - Implicações para o ensino; - Referenciais e Notas.
O texto aborda as concepções espontâneas, cujo os alunos levam diariamente para as salas de aula, o autor enfatiza que estas concepções não vem apenas do nível escolar, mas também atinge grande maioria dos universitários, principalmente em suas fases iniciais de graduação. Estudos relatam que as concepções surgem de vários modos, como, princípios intuitivos, dentre outras possibilidades o caso é que estas concepções obtidas persistem nos alunos, o qual torna difícil substitui-los pelos conceitos científicos.
Segundo pesquisadores e professores os alunos criam suas concepções a partir do seu dia a dia, do que esta presente em seu meio. Mas por muito tempo estes estudiosos consideravam que as concepções espontâneas não eram um fator de risco para