danças alemas
A cultura alemã depois de todas as contribuições ainda nos mostrou suas danças típicas, que são muito bonitas. Suas danças são apresentadas em festivais tradicionais, alguns grupos do sul do Brasil se apresentam em diversos lugares do Brasil. Suas danças recebem os seguintes nomes e caracterizações:
Kreuzpolka – A polca do toque cruzado, tem uma série de alternativas regionais, o que para muitos, considerada difícil.
Pommersche Krakowiak – Dança popular na Cracóvia, Polônia, foi logo assimilada pelos núcleos de pomeranos que residiam naquela regiao. Criada por volta de 1500, é caracterizada pela destreza dos dançarinos, principalmente na execuçao das figuras, era aprensentada no inverno para aquecer o corpo.
Jagermarsch – Dança proveniente da Áustria, também executada na Alemanha. Ela é também chamada de “Dança do Caçador” onde os homens acabam tendo que procurar por uma parceira para nao ficarem sozinhos.
Hacke-Schottisch (o chote do taco e ponta) - Dança proveniente do norte da Alemanha, possuindo características da Westfália e Pomerânea.
Mühlrad – Dança proveniente da Alemanha no final do século 19. Suas coreografias representam os movimentos de um moinho. Em sua origem, a dança chegava a ser apresentada por pessoas caracterizadas como moleiros, apresentando, inclusive, a face suja com farinha.
Tiroler Holzhacker – Dança inspirada nos lenhadores das florestas da regiao da Boemia e Baviera.
Gort me Stroop – Dança originalmente holandesa, também executada na antiga Alemanha.
Das Fenster – Esta dança é de origem alemã e menos antiga. Tem como característica a formação de uma figura, que representa o namoro junto a janela da casa da amada.
Gumbinner – Trata-se de uma dança proveniente de Gumbinnern, Prússia Oriental. Foi apresentada pela primeira vez em 1927.
Natanger Polka – Dança folclórica oriunda de Natangen, Prússia Oriental.
Manchester (Krebspolka) – Dança antiga e com muitas variações, com origem na Escandinávia.