PLANEJAMENTO E PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
EDNA EUFRÁSIO DE ALMEIDA
PLANEJAMENTO E PRATICAS DA GESTÃO ESCOLAR
BARCELOS/AM
2012
EDNA EUFRAZIO DE ALMEIDA
PLANEJAMENTO E PRATICAS DA GESTÃO ESCOLA
Trabalho de aproveitamento para a disciplina Planejamento e Praticas da Gestão Escolar, ministrada pelo Prof. Marcio Jesus Vieira Bernardo e do Tutor George Augusto da Rocha Souza no curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Amazonas.
BARCELOS/AM
2012
Para se falar sobre currículo escolar é necessários ter conhecimento sobre a importância do mesmo para a organização do trabalho pedagógico da escola. Portanto o currículo é produtor de sentido e significado, tem intencionalidades, e esses elementos se materializam na pratica pedagógica. Por isso adotar a concepção de currículo numa pespectiva critica e pos-critica, é concebê-lo como resultado de um processo social, cultural e histórico. E, sendo assim o currículo escolar nos constrói como sujeitos particulares, específicos; ele se tece como também tece identidades e subjetividades dos que com ele compartilham o mesmo espaço educativo, ou seja, currículo é uma palavra de origem latina, derivada do verbo currere, que significa caminho ou percurso para a instituição de ensino seguir no decorrer da sua jornada e trajetória de trabalho.
Portanto na escola municipal de Alcebíades Pereira Vasconcelos no qual sou gestora por três anos e onze meses, o planejamento pedagógico é realizado nos inícios do ano. Porém é o momento no qual todos os educadores se reunir para tratar sobre o plano curricular da escola para o determinado ano de escolaridade, ou seja, é a ora de os