Estágio Supervisionado
Ismael Silvestre1
Cleusa Machado2
Cleusa Machado3
Resumo
O estágio supervisionado representa um tempo que possibilita ao aluno-professor o desenvolvimento de competência a habilidades necessárias para a prática docente, para a produção dos saberes para ensinar, e ainda, para a reflexão sobre a atividade docente. É a inserção do futuro professor no campo da pratica profissional, onde os acadêmicos tem a possibilidade de apresentar resultados significativos ao seu processo de ensino e aprendizagem. O referido estágio foi realizado na Escola Estadual de 1º e 2º Grau Profº Antônio Lemos de Araujo, em uma turma de 1º ano do 2º grau composta por 14 alunos, no turno da noite, no período de 31/03/14 à 23/05/14.
Introdução
Aprender a ser professor é um processo que vai muito além dos conhecimentos específicos e pedagógicos com os quais os estudantes tem na sala de aula licenciatura, também está relacionado com vários outros conhecimentos que só se aprendem em sala de aula, na pratica.
Aprendizagem de como ser professor e como ensinar, conforme Mizukami (1996), ocorre, em grande parte nas situações de sala de aula, a partir de um olhar mais centrado e profundo sobre a complexidade que se instaura em trono do processo de ensino.
Entende-se assim, que para ser o professor é preciso exercitar a profissão, atuar em sala de aula, saber conduzir os acontecimentos, saber lidar com as incertezas, pluralidade de idéias e diversidades que permitam esse singular espaço, grandioso em suas manifestações (MAISTRO; ARRUDA; OLIVEIRA, 2009).
Estagio Supervisionado
O estagio supervisionado é a inserção do professor em formação no campo da prática profissional ; é tempo no qual ele passa pela experiência da docência, onde eles podem observar, participar,