Lentes
Os primeiros estudos de Óptica estavam relacionados aos espelhos e ás lentes. Alguns séculos antes da era cristã, os chineses já dominavam a fabricação do vidro e moldavam as lentes. Atualmente, definimos lente como o sistema óptico formado por um meio homogêneo e transparente, limitado por duas superfícies esféricas ou por uma superfície esférica e outra plana.
Na denominação de uma lente, observamos suas faces, apresentando em primeiro lugar o nome da face de maior raio de curvatura.
Lente delgada Chamamos de lente esférica delgada o sistema óptico caracterizado por apresentar a espessura pequena, em comparação com os raios de curvatura das suas faces. Por terem espessura pequena, representaremos a lente somente com um segmento de reta, não indicando o trajeto do raio de luz dentro da lente. Em geral, as lentes delgadas são classificadas em convergentes e divergentes, dependendo do desvio sofrido pelos raios luminosos que as atravessaram.
Lente delgada convergente Uma lente é dita convergente quando um feixe de raios paralelos que incide sobre ela é transformado num feixe de raios convergentes. A representação da lente convergente é feita por meio de um segmento de reta perpendicular ao eixo principal, tendo nas extremidades duas setas.
Lente delgada divergente Uma lente é denominada divergente quando um feixe de raios paralelos que incide sobre ela é transformado num feixe de raios divergentes. A representação da lente divergente se faz por meio de um segmento de reta perpendicular ao eixo principal, tendo nas extremidades duas setas invertidas. O caráter convergente ou