Lentes
O 15 é relacionado a porcentagem de todas as cores que ela deixa passar: 15%, reduz toda luz visível e clareia a visão.
2. Outra conceituada marca utiliza a designação FB500 em um tratamento para lentes? Qual o significado físico associado ao número 500? Como funciona a lente com o referido tratamento?
O fb é referente ao comprimento de onda abaixo 500 nm, absorve o espectro azul raios UV-A e UV-B
3. O exame de uma lente em um polariscópio fornece alguma informação relativa ao número de Abbe de uma lente? Existe alguma relação entre o número de Abbe e o fenômeno da polarização? Explique.
Não há relação alguma de polarização e abbe. Polarização é quando a luz que propaga em todos os planos, começa a se propagar em somente um plano, valor abbe é a capacidade que um material transparente mantém fundido um comprimento de onda em um feixe de luz branca.
4. Que informações obtêm-se quando analisamos um gráfico de transmitância espectral de uma lente?
Informa-nos sobre a quantidade de luz que passa pela lente e a proteção em relação aos raios UV, possui curva variáveis.
5. Em que fenômenos ópticos se baseia o tratamento antirreflexo? Por que são necessárias no mínimo três camadas, para se obter um bom efeito? Qual a função das demais camadas utilizadas no tratamento antirreflexo? O que acontece com a transmitância da lente ao aplicar um tratamento antirreflexo?
Fenômeno de reversibilidade “bloqueia” o reflexo da lente. Ter um melhor contraste. Basicamente para uma proteção contra raios UV. Começa a transmitir mais luz
6. Como funciona o polariscópio? Por que o policarbonato fica colorido quando examinado sob este equipamento e o CR39 não? Em que outra situação é comum utilizar-se este equipamento na rotina da fabricação dos óculos?
Permite analise das tensões internas do policarbonato, é duas lentes polarizadas