A DECIS O ESTRATEGICA DE COMPRAR OU FAZER
Comprar ou fazer são decisões que podem surgir quando uma organização está passando por problemas com os atuais fornecedores, como falhas, atrasos.
A escolha de fazer (in-house) ou comprar (fornecedor) é totalmente estratégica, realizado em nível em nível operacional e estratégico.
A analise de fazer ou comprar (conhecido também do termo em inglês Make or Buy Analysis), que vai determinar se o projeto terá um desempenho melhor com produtos produzidos internamente ou adquirido externamente, levando em consideração todos os custos (diretos e indiretos).
Além das opções comprar ou fazer, surge outra, que deve ser estudada e verificada a sua viabilidade, é a de alugar (usar um bem com preço e prazo determinado).
Falando em “custos”, essa é uma variável que não pode ser deixada de lado, pois possui extrema importância nessa decisão. Porém, para um resultado satisfatório deve haver um estudo integrando as demais variáveis, como ambiente externo, concorrentes, tendências de mercado e o impacto estratégico da decisão Make or Buy. Algumas empresas eliminam a variável custo e dão prioridade aos estudos mercadológicos (tipos de produtos e qual a demanda), para depois verificar a viabilidade.
De acordo com alguns teóricos é viável a fabricação de um produto quando ele possuir grande valor agregado e também uma demanda alta e regular.
Levando em consideração todos os aspectos muitas organizações têm a idéia de que, com a terceirização ganhará em eficiência operacional, porém se fosse responsável pela fabricação seria independente, dono de todo o processo de produção.
Diante de tudo isso, as empresas só pensam mesmo na variável custo, uma vez que, se ela terceirizar o serviço, não precisará gastar com maquinas, equipamentos e nem funcionários, pois não a fabricação. Mas também se fabricasse o lucro total não precisaria ser dividido com o fornecedor.
Razões para Fazer
Existem algumas razões para que as organizações escolham pela