Lentes
As lentes Convergentes ou Convexas, têm uma curvatura para o exterior tal como mostrado na figura e, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz. As lentes Divergentes ou Côncavas, apresentam uma concavidade tal como mostrado na figura e, como o nome indica, fazem divergir (afastar) os raios de luz.
É possível determinar a Potência Focal de uma lente para que possamos comparar o efeito exercido por diferentes lentes:
Quanto maior o valor da Potência Focal de uma lente Convergente, maior a capacidade que essa lente tem de fazer convergir (aproximar) os raios de luz;
Quanto maior o valor da Potência Focal de uma lente Divergente, maior a capacidade que essa lente tem de fazer divergir (afastar) os raios de luz.
Denominamos lente esférica uma associação de dois dioptros na qual um deles é necessariamente esférico, enquanto o outro pode ser esférico ou plano. Podemos dizer também que uma lente esférica é um corpo transparente limitado pelas superfícies S1 e S2 de um dioptro, como mostra a figura acima.
Para facilitar nossos estudos (didaticamente), vamos considerar que a lente esteja sempre imersa num único meio homogêneo e transparente, a menos que seja feita alguma observação.
Podemos encontrar lentes de diversos materiais, como vidro ou acrílico. Geralmente essas lentes são encontradas nos óculos, e o meio ambiente é o ar. No entanto, pode-se usar outro meio que não seja exatamente o ar.
Nomenclatura
É possível distinguir seis tipos diferentes de lentes, levando-se em conta sua seção transversal. Para um observador externo à lente, que