Liderança nas organizações
São Habilidades de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho.
Diferença entre Liderança e Gerenciamento
A Liderança envolve influenciar outras pessoas para alcançar objetivos importantes . Os líderes estão fortemente envolvidos em persuadir, inspirar e motivar os outros e fazer mudanças.
Os Gerentes estão mais envolvidos com a estabilidade e o controle.
Diferenças de um “Líder e um Gerente”
Líder
Visionário;
Passional;
Criativo;
Flexível;
Inspirador;
Inovador;
Corajoso;
Imaginativo;
Experimental;
Independente.
Gerente
Racional;
Consultivo;
Persistente;
Solucionador de Problemas;
Firme em seu pensamento;
Analítico;
Estruturado;
Deliberado;
Autoritário;
Sólido.
“O Gerenciamento e a Liderança eficazes são igualmente exigidos no moderno ambiente de trabalho. Os gerentes devem ser líderes, mas os líderes também devem serem bons gerentes. Os trabalhadores precisam ser inspirados e persuadidos, mas também necessitam de assistência no desenvolvimento e manutenção de um local de trabalho que funcione suavemente”.
Outra importante perspectiva sobre a liderança é que ela contribui para a eficácia organizacional. Um Novo conceito de liderança estabelece:
LIDERANÇA EFICAZ = ATRIBUTOS X RESULTADOS
A Equação indica que Líderes verdadeiramente eficazes conseguem demonstrar os atributos desejáveis (como exemplo: Confiabilidade), e alcançar os resultados desejados (Como exemplo: Margem de Lucro Bruto).
“Uma fraqueza nos atributos ou resultados diminui a eficácia do Líder”.
A temática dos significados e sentidos do trabalho é pesquisada por diferentes autores com base em diversas vertentes epistemológicas. Etimologicamente a palavra sentido origina-se do latim sensus, que remete à percepção, significado, sentimento, ou ao verbo sentire: perceber, sentir e saber (Harper, 2001). Verifica-se que pode ser adotada como sinônimo de significado,2 e sua