Influencia alemã e italiana no brasil e no espirito santo.
A imigração alemã no Brasil: foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas deste processo podem ser encontradas nos freqüentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Atualmente, estima-se que 5 milhões de brasileiros têm ao menos um antepassado alemão
Imigração alemã no Espírito Santo: Povos de língua alemã da Renânia, Saxônia, Hesse, Prússia e Pomerânia emigraram para ao Espírito Santo através da política de incentivo do Governo Imperial, no século XIX. A primeira colônia foi 1846 a de Santa Isabel (hoje Domingos Martins) no vale do Jucu e Santa Leopoldina (1857), no vale do rio Santa Maria.
Imigração italiana no Espírito Santo: O grande fluxo imigratório italiano para o Espirito Santo teve inicio em 1874 com a expedição Tabacchi e com a fundação da colônia Nova Trento, em Santa Cruz, ao norte de vitória.
Estados brasileiros colonizados por alemães e italianos: Rio grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; Rio de janeiro; Espirito santo; São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro.
Danças típicas (italiana):