Região dos Imigrantes do ES
ITARANA A 120 km da capital Vitória, ao noroeste do Espírito Santo e integrante da Região dos Imigrantes, encontra-se Itarana. Uma cidade rica em belezas naturais e culturais. Seu território foi colonizado por europeus italianos onde fincaram suas raízes e costumes. Hoje as belas praças, igrejas e capelas denotam tal influência européia.
Manifestações Culturais:
Grupo de Dança Frau Karolin
O Grupo de Danças Folclóricas Frau Karolin, surgiu em 1991, tendo sua primeira apresentação no mês de julho. O grupo resgata as tradições pomeranas como as danças de salão, além da representação do tradicional casamento pomerano.
Normalmente as apresentações acontecem durante os eventos locais e regionais, em especial na festa da colheita.
- Carnaval de rua;
- Festival de concertina;
- Festa da padroeira nossa senhora auxiliadora;
- Concentração comunitária e festa dos itaranenses ausentes.
Principais Atrativos Turísticos:
- Igreja matriz-Nossa Senhora Auxiliadora: Erguida em um pequeno altiplano, a matriz domina visualmente toda a cidade. Sua arquitetura do período eclético é primorosa tanto no requinte, quanto em seus elementos decorativos. A Matriz datada de 1910 foi construída pelo Padre Bernardo Henrique Niewind e hoje é umas das maiores referências culturais e religiosas do município.
- Pedra da Onça: No ano de 1951, por ocasião de uma grande seca que castigava a região, a comunidade, movida pela fé, realizou uma procissão em direção ao topo da Pedra da Onça rogando pela chuva. Dez anos mais tarde, no dia 15 de agosto de 1961, quando se comemorava o dia de Nossa Senhora, a comunidade de Alto