A Epistemologia Genética de Piaget e o Construtivismo
A Epistemologia Genética de Piaget e o
Construtivismo
Instrumentação para o Ensino de Ciências – Capítulo 3
2
Sugestões de Atividades
As atividades abaixo devem ser desenvolvidas antes do início desta unidade. Sugerimos ao professor que contate uma escola primária da vizinhança (serão necessárias crianças na faixa dos
4 anos até 12 anos, aproximadamente) de modo que os experimentos a seguir possam ser realizados lá, com os alunos da escola, em uma aula anterior àquela onde a teoria de Piaget será trabalhada. Divididos em três grupos, os alunos devem realizar os seguintes experimentos (um por grupo). Na aula seguinte cada grupo deverá fazer um relatório dos seus resultados para o grande grupo.
Antes de cada atividade, como forma de descontração, sugere-se um bate-papo de 2 a 3 minutos com cada criança, perguntando o seu nome, onde mora, nome do pai, da mãe, etc..
Para o bom desempenho das atividades propostas, sugere-se que os alunos tenham paciência. Esta é a palavra chave. O entrevistador não deve transmitir ansiedade às crianças.
1. Um grupo de alunos deve preparar 10 retângulos de cartolina de mesma cor, de mesma largura
(aproximadamente 1 cm de largura). Cada retângulo deve ter uma altura diferente de forma que os dez possam ser ordenados somente pela altura, sendo iguais em todos os outros aspectos.
De posse dos retângulos, devem ser escolhidas 4 crianças entre 4 e 7 anos, aproximadamente. Os retângulos devem ser apresentados fora de seriação e deve ser pedido a cada criança, em entrevistas individuais, que os ordene. Deve-se ter o cuidado de não dar sugestões sobre qual a seqüência esperada de modo que a criança trabalhe livremente. Cada entrevista deve durar em média 30 minutos.
2. Um segundo grupo deve preparar duas porções de argila (dessas de modelar utilizadas pelas crianças) de aproximadamente a mesma massa. As crianças neste segundo experimento devem ter entre 8 e 12 anos aproximadamente. De posse das